Na região, aulas presenciais voltam em Itabira e Rio Piracicaba

Na região, aulas presenciais voltam em Itabira e Rio Piracicaba

Dom Silvério e João Monlevade segue sem previsão de retorno

A retomada parcial das aulas presenciais teve início em 87 escolas estaduais de Minas Gerais, localizadas em 17 cidades do Estado. No Médio Piracicaba, apenas instituições de Itabira e Rio Piracicaba estão aptas a receber alunos. Em João Monlevade, no entanto, a volta segue sem previsão. Isso, porque a Prefeitura já informou que autoriza a volta às aulas quando 55% da população e todos os profissionais de educação estiverem imunizados. A decisão do retorno cabe a cada município, conforme a autonomia conferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no combate à pandemia.
De acordo com a Secretaria de Estado e Educação (SEE), ao todo, são cerca de 20.000 estudantes entre o 1° e 5° ano do Ensino Fundamental que vivem em macrorregiões na Onda Amarela que puderam voltar a estudar presencialmente após quase um ano e meio.
Antes, a estimativa era que 279 escolas estaduais retomassem com as atividades semipresenciais, mas, devido às mudanças no Minas Consciente, a maior parte das macrorregiões foi mantida na Onda Vermelha. Inclusive, a central, onde João Monlevade está inserida. As mudanças serão aplicadas apenas em cidades que estiverem nas ondas Verde ou Amarela do programa de flexibilização.
Mesmo com o retorno, as turmas ainda precisam ser limitadas e os estudantes seguem com as atividades no ensino híbrido. A Secretaria de Educação ainda informou que "nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar em permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos'. Orientações sobre protocolos, dias e horários das aulas, e medidas de prevenção contra a Covid-19 serão divulgadas por cada escola.