Sirenes de rompimento de barragem são acionadas em Santa Bárbara

Sirenes de rompimento de barragem são acionadas em Santa Bárbara

Uma falha técnica causou o acionamento das sirenes de rompimento de barragem em Santa Bárbara . O fato aconteceu na tarde desta sexta-feira (8), deixando os moradores em pânico. A Polícia Militar recebeu várias ligações e informou que a empresa Anglo Gold já foi comunicada do ocorrido.

Segundo o Tenente Lino, comandante da 57ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em Barão de Cocais, uma guarnição verificou a situação e constatou que não há nenhuma ocorrência de rompimento de barragem na região, que se trata de um acionamento acidental das sirenes.

A mineradora está verificando o que causou o disparo do alarme. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Anglo Gold que irá emitir uma nota de esclarecimentos sobre o fato.



NOTA DE ESCLARECIMENTOS

A AngloGold Ashanti confirma que nesta sexta-feira, 8 de janeiro, perto de 14h30, houve o acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Córrego do Sítio, localizada na região em Santa Bárbara (MG).

A empresa deslocou equipe aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades. Além disso, entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido.

Paralelamente, os motivos do acionamento indevido da sirene estão sendo apurados. O sistema já foi normalizado.

A AngloGold Ashanti lamenta profundamente o ocorrido, pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos.