Anvisa aprova uso emergencial da vacina CoronaVac e da vacina de Oxford

A aprova√ß√£o em car√°ter emergencial das vacinas foi garantida por unanimidade. Os cinco diretores que comp√Ķe a Diretoria Colegiada da ag√™ncia votaram a favor do uso emergencial

Produção

Produção

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) aprovou neste domingo (17/1) o uso emergencial da vacina CoronaVac e da vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca. É a primeira vez que a Anvisa concede a autoriza√ß√£o para o uso emergencial de imunizantes.

A aprova√ß√£o em car√°ter emergencial das vacinas foi garantida por unanimidade. Os cinco diretores que comp√Ķe a Diretoria Colegiada da ag√™ncia votaram a favor do uso emergencial. A decis√£o do uso emergencial passa a valer assim que houve comunica√ß√£o oficial com o laboratório. N√£o h√° necessidade de publica√ß√£o no Di√°rio Oficial da Uni√£o.

Nos votos, os diretores ressaltaram que a aprovação se faz necessária diante de um cenário grave da pandemia do novo coronavírus. A relatora dos pedidos, Meiruze Freitas, destacou que os benefícios superam os riscos.

"Guiada pela ciência e pelos dados, a equipe concluiu que os benefícios conhecidos e potenciais dessas vacinas superam seus riscos. Os servidores vêm trabalhando com dedicação integral e senso de urgência", afirmou.