Bancos Inter, Itaú e Caixa lideram ranking de reclamações ao BC

Bancos Inter, Itaú e Caixa lideram ranking de reclamações ao BC


O banco Inter é líder de reclamações entre as 10 maiores instituições do país, com índice de 111,52 pontos, segundo ranking divulgado pelo Banco Central terça-feira (19). O índice é formado pelo número de queixas dividido pelo número de clientes, multiplicado por um milhão, para que as reclamações sejam proporcionais ao número de consumidores do conglomerado.


Ao todo, a instituição, que tem 8 milhões de clientes, recebeu 900 queixas procedentes no terceiro trimestre do ano passado. A maior parte das reclamações foram sobre irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.


O Itaú aparece em segundo lugar na lista, com 31 pontos. A instituição tem 83,6 milhões de clientes e recebeu 2.594 queixas. A Caixa Federal vem em terceiro, com 30,85 (142,9 milhões de clientes e 4.442 reclamações), seguida do Santander, com 29,91 (50,9 milhões de clientes e 1.524 reclamações). Inter, Itaú e Santander afirmaram que trabalham para melhorar seus processos.


As reclamações consideradas procedentes são aquelas que tiveram indício de descumprimento, por parte do banco, da lei ou regulamentação do BC. O ranking, divulgado a cada três meses, passou por mudança de metodologia e foi dividido em dois grupos. O primeiro é composto pelas 10 maiores instituições do país em número de clientes; o segundo, pelas demais. Antes, a lista era feita com reclamações contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de usuários.