Estudantes podem pedir reaplicação do Enem

Imagens da Internet

Imagens da Internet

Candidatos que n√£o puderam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doen√ßa infectocontagiosa e aqueles que n√£o conseguiram fazer as provas por problemas logísticos podem, a partir de hoje (25), pedir para participar da reaplica√ß√£o do Enem na P√°gina do Participante. O sistema ficar√° aberto até o dia 29.

As provas do Enem impresso foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Nas semanas que antecederam cada uma das aplica√ß√Ķes, os candidatos puderam enviar exames e laudos médicos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aqueles que ainda n√£o o fizeram poder√£o, agora, acessar o sistema online. As provas da reaplica√ß√£o ser√£o nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Além da covid-19, podem solicitar a reaplica√ß√£o participantes com coqueluche, difteria, doen√ßa invasiva por Haemophilus influenza, doen√ßa meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Segundo o Inep, para a an√°lise da possibilidade de reaplica√ß√£o, a pessoa dever√° inserir, obrigatoriamente, no momento da solicita√ß√£o, documento legível que comprove a doen√ßa. Na documenta√ß√£o, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descri√ß√£o da condi√ß√£o, o código correspondente à Classifica√ß√£o Internacional de Doen√ßa (CID 10), além da assinatura e da identifica√ß√£o do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órg√£o competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho m√°ximo de 2 MB.

Problemas logísticos

Também poder√£o pedir a reaplica√ß√£o estudantes que tenham sido prejudicados por problemas logísticos. De acordo com o edital do Enem, s√£o considerados problemas logísticos, por exemplo, desastres naturais que prejudiquem a aplica√ß√£o do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execu√ß√£o de procedimento de aplica√ß√£o que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

No primeiro dia de aplica√ß√£o, participantes foram impedidos de fazer o exame por causa da lota√ß√£o dos locais de prova. Devido à pandemia do novo coronavírus, as salas deveriam ter até metade da lota√ß√£o m√°xima. Em alguns locais, n√£o foi possível acomodar os inscritos. De acordo com o Inep, esses casos foram relatados em pelo menos 11 locais de prova em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).

Também ter√£o direito à reaplica√ß√£o os 160.548 estudantes que fariam a prova no estado do Amazonas, 2.863 em Rolim de Moura (RO) e 969 em Espig√£o D"Oeste (RO). O exame foi suspenso por causa dos impactos da pandemia nessas localidades. Ao todo, segundo o Ministério da Educa√ß√£o, foram quase 20 a√ß√Ķes judiciais em todo o país contr√°rias à realiza√ß√£o do Enem.

Os pedidos de reaplica√ß√£o ser√£o analisados pelo Inep. A aprova√ß√£o ou a reprova√ß√£o do pedido de reaplica√ß√£o dever√° ser consultada também na P√°gina do Participante. Os participantes também podem entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161. O Inep recomenda, no entanto, que os candidatos fa√ßam a solicita√ß√£o pela internet.

Enem 2020

O Enem 2020 tem uma vers√£o impressa, que foi aplicada nos dois últimos domingos, 17 e 24, e uma digital, que ser√° realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O Inep divulgar√°, até quarta-feira (27) os gabaritos das quest√Ķes objetivas do Enem. Mesmo com o gabarito em m√£os n√£o é possível saber quanto se tirou no exame. Isso porque as provas s√£o corrigidas com base na teoria de resposta ao item (TRI). A pontua√ß√£o de cada estudante varia, entre outros fatores, de acordo com o desempenho do próprio candidato no exame.

O resultado final ser√° divulgado no dia 29 de mar√ßo. Os candidatos podem usar as notas para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Sele√ß√£o Unificada (Sisu), que oferece vagas em institui√ß√Ķes públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em institui√ß√Ķes privadas.